Blog


04/02/2018 19:56

Saiba como evitar o plágio em trabalhos acadêmicos


Ao escrever um artigo acadêmico, trabalho de conclusão de curso ou outra pesquisa, o autor deve tomar cuidado para não cometer plágio – prática mais comum e tênue do que se imagina. No Brasil, a detecção da prática já levou desde a recusa de artigos à perda de titulação do pesquisador.

O plágio mais grotesco é a cópia integral de um trabalho, mas há a versão parcial, ou com tópicos sutis, que podem ser detectados por programas e sites.  No plágio, o texto é, em geral, uma mistura de cópias de parágrafos e frases de outros autores ou de ideias e conceitos parafraseados sem a citação da fonte original. Quadros, tabelas e imagens copiadas sem a correta indicação da fonte ou autorização também se encaixam nesse exemplo.

Como evitar
Conforme o professor do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF, Marco Aurélio Kistemann, para que o plágio não ocorra, o estudante deve solicitar orientação de professores e pesquisadores mais experientes. “A escrita de um texto científico decorre de pesquisas prévias em várias fontes, primárias ou não, de confirmação dessas fontes e do exercício de escrita.  Nesse sentido, ser orientado por quem já aprendeu a escrever e citar corretamente faz parte do percurso que possibilitará a gênese de pesquisadores éticos e responsáveis por produzir pesquisas originais ou derivadas de outras”.

Participar de palestras, ler cartilhas, tutoriais e acessar sites sobre os prejuízos de pesquisas copiadas são outros métodos que podem auxiliar. A leitura constante, o exercício da escrita e a avaliação frequente entre os pares também contribuem para produções autorais.

A partir das orientações, o autor deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dicas rápidas para evitar plágio _ Arte Paula Januzzi / UFJF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoplágio

Outro tipo de plágio que tem ganhado discussão é a cópia de conteúdo publicado pelo próprio autor. Um exemplo é usar um artigo enviado para uma revista científica e depois reescrevê-lo para ser apresentado em um congresso.

Há, ainda, a produção “salame”, quando se usa trechos de um artigo e os distribui em outros trabalhos. “Essa modalidade ainda vem sendo apurada pelas agências, e quando é detectada o autor recebe parecer solicitando mudanças no texto”.

O autoplágio pode visar “aumentar o número de artigos publicados, buscando maior visibilidade na comunidade científica e obter financiamentos para pesquisas” – afirma Kistemann. Conforme o docente, existe ainda a invenção ou manipulação de dados para forçar um resultado.

Ética e violação

Na UFJF, não há sanção disciplinar ao plágio prevista especificamente no Regimento Acadêmico da Graduação, mas há o risco de punição. Cada programa de pós-graduação e unidade acadêmica possui orientações sobre o uso apropriado de normas e metodologias científicas. Constatado o caso, o falsário pode ser enquadrado no crime de violação ao direito autoral, no artigo 184 do Código Penal brasileiro.

“Em suma, é necessária uma revisão do próprio sistema, que muitas vezes contribui ao eleger somente o número de artigos publicados – sob o viés quantitativo – para a concessão de bolsas e benefícios financeiros para realização de pesquisas. O viés qualitativo também deve ser considerado, bem como outras produções poderiam compor o quadro para concessões”.

Programas

Existem diversas ferramentas, entre sites e programas gratuitos e pagos, que podem descobrir se alguma parte do trabalho foi plagiada, como TurnitinPlagius,  iThenticate, Plagiarism detect, Ephorus, Jplag,  Farejador de Plágio e DOC Cop. Neles há trabalhos cadastrados em mais de 12 idiomas, detectando o plágio mesmo que o trabalho original esteja em língua estrangeira ou em diferentes formatos, como arquivos de Word (doc), PDF e HTML.

O que você achou do post?


Deixe um comentário abaixo

Você vai gostar dos seguintes posts


04/02/2018 23:24

60 erros de português que tiram a credibilidade de qualquer texto


Não adianta nada saber tudo sobre o tema da sua pesquisa se você não consegue se expressar com clareza, se não é capaz de se fazer ente

04/02/2018 23:11

Dez dicas para elaborar um bom projeto de pesquisa de mestrado e doutorado


A elaboração de um projeto de pesquisa é uma das etapas do processo seletivo de mestrado e doutorado. A estrutura da proposta pode variar

04/02/2018 19:56

Saiba como evitar o plágio em trabalhos acadêmicos


Ao escrever um artigo acadêmico, trabalho de conclusão de curso ou outra pesquisa, o autor deve tomar cuidado para não cometer plágio